Condomínios Sustentáveis e Certificações Internacionais
- Saulo Antunes

- 22 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jun. de 2023
Neste post, o especialista em negócios imobiliários e condomínios, Saulo Antunes, relata o conceito de sustentabilidade dentro dos condomínios, como nova tendência global, que está impactando a vida de milhares de pessoas. Uma verdadeira imersão completa nas principais certificações internacionais, como forma agregador de valor para os condomínios.

Hoje é muito importante aos condomínios obterem certificações internacionais, nas quais destaco: LEED (Leadership in Energy Environmental and Design), GBC Brasil (Green Building Concil) e AQUA-HQETM.
Para que os empreendimentos obtenha essas certificações são necessárias alguns pré-requisitos obrigatórios, como:
* Eficiência energética; * Qualidade ambiental interna; * Uso eficiente da água; * Inovação e projeto.
Além destes pré-requisitos, o empreendimento deve comprovar que as soluções:
* Ajudam a diminuir a mudança climática global; * Melhoram a saúde e o bem-estar humano; * Protegem e restauram recursos hídricos; * Reduzem os impactos na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos.
Por ser uma certificação de padrão europeu, os benefícios da AQUA-HQETM são inúmeros, podendo ser divididos da seguinte forma:
Para o empreendedor:
* Prova da alta qualidade ambiental da edificação; * Diferenciação do portfólio no mercado; * Aumento da velocidade nas vendas; * Estabilização do valor do patrimônio; * Melhora da imagem da empresa; * Bom relacionamento com os órgãos ambientais; * Economiza os recursos na obra.
Para os usuários:
* Economia de água e energia; * Baixos custos de condomínios; * Melhores condições de conservação e de manutenção da edificação; * Boas condições de conforto e de saúde nos ambientes e nos espaços; * Ótima qualidade de funcionamento dos sistemas da edificação; * Maior valor patrimonial.
Para a sociedade e o ambiente:
* Pouca demanda sobre a infraestrutura urbana e de recursos hídricos; * Redução de emissão de gases de efeito estufa e poluentes; * Leve impacto na vizinhança; * Redução de resíduos e valorização; * Gestão de riscos naturais e tecnológicos para o solo, a água, o ar, etc..
O gestor que visa buscar essas certificações, favorece que o empreendimento tenha maior visibilidade no mercado imobiliário.
Saulo Antunes é especialista em negócios imobiliários e condomínios e se dedica em explanar conteúdos pedagógicos sobre o mercado imobiliário, portanto, pra não perder nada, fique sempre antenado aqui no blog que semanalmente tem sempre conteúdos interessantes.







Comentários